“Como a flor anuncia o fruto, assim a infância do homem é a promessa da sua vida futura.” – Rudolf Steiner
A Pedagogia Waldorf foi concebida pelo filósofo, artista e cientista austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha e forma hoje a rede educacional independente que mais cresce no mundo, presente em mais de 65 países.
A UNESCO a reconhece como uma das pedagogias mais eficientes quanto aos principais desafios educacionais da atualidade, especialmente na integração de diferentes culturas.
Essa prática pedagógica, inspirada pela antroposofia, concebe o ser humano em seus aspectos físico, anímico (psico – emocional) e espiritual. Ao integrar essas esferas, a pedagogia waldorf busca respeitar as necessidades de cada criança em seu momento biográfico, equilibrando o desenvolvimento entre o pensar, o sentir e o querer.
Na prática Waldorf, procura-se dar condições para que cada indivíduo descubra e alcance seu potencial, desenvolvendo seus talentos. Com base no respeito e na coletividade, a rotina propicia a formação de pessoas livres, sensíveis e criativas. A arte, a consciência de grupo, uma alimentação saudável e a relação respeitosa e produtiva com natureza são valores presentes na escola.
“A educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano”. – Rudolf Steiner
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