A Pedagogia Waldorf

“Como a flor anuncia o fruto, assim a infância do homem é a promessa da sua vida futura.” – Rudolf Steiner

A Pedagogia Waldorf foi concebida pelo filósofo, artista e cientista austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha e forma hoje a rede educacional independente que mais cresce no mundo, presente em mais de 65 países.

A UNESCO a reconhece como uma das pedagogias mais eficientes quanto aos principais desafios educacionais da atualidade, especialmente na integração de diferentes culturas.

Essa prática pedagógica, inspirada pela antroposofia, concebe o ser humano em seus aspectos físico, anímico (psico – emocional) e espiritual. Ao integrar essas esferas, a pedagogia waldorf busca respeitar as necessidades de cada criança em seu momento biográfico, equilibrando o desenvolvimento entre o pensar, o sentir e o querer.

Na prática Waldorf, procura-se dar condições para que cada indivíduo descubra e alcance seu potencial, desenvolvendo seus talentos. Com base no respeito e na coletividade, a rotina propicia a formação de pessoas livres, sensíveis e criativas. A arte, a consciência de grupo, uma alimentação saudável e a relação respeitosa e produtiva com natureza são valores presentes na escola.

“A educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano”. – Rudolf Steiner

Para saber mais sobre a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia, acesse:

Deixe um comentário